Username:   Password:
 
 
 
 
News


Gestão Mudança - As Curvas da Gestão
Just Leader
Nuno Alexandre Silva


Gestão Mudança – As Curvas da Gestão


A mudança é uma das palavras mais procuradas no dicionário da vida de um gestor. Habituados a gerir grupos de pessoas, o maior desafio aparece quando têm que gerir o seu próprio destino e são obrigados a reagir às situações adversas. Os que as ultrapassam contam a história.


José Caetano da Silva associa estes casos à variável “mercado português” porque considera que estas situações de desemprego se prolongam especialmente em Portugal. Aliás, segundo o consultor, “enquanto que em Portugal um gestor sente que está no desemprego, em Espanha sente que está entre projectos”, uma perspectiva muito mais animadora para um profissional que já está fragilizado pela situação da exclusão.


Não são raros os casos em que, para além de factores externos, é o próprio gestor a dar um passo errado que mais tarde vem a revelar-se benéfico. O mundo de hoje parece não se coadunar com carreiras muito estáveis. Para José Caetano da Silva “uma boa gestão da carreira ziguezague entre empresas e entre áreas funcionais gera uma maior capacidade em lidar com a mudança é fundamental para o sucesso.”


Neste ziguezaguear de carreiras também há o caso de muitos profissionais que, depois de terem adquirido formação em áreas diferentes da gestão, se tornaram líderes e empreendedores destacados.


Esta “vaga de gestores de sucesso com outras formações base que não a gestão”, como José Caetano da Silva refere, preenche muitos dos lugares de topo das empresas nacionais.



Procurar a mudança?


Nem sempre uma surpresa atravessa a carreira de um gestor. São inúmeros os casos em que é o gestor o principal impulsionador da mudança e nos quais não é surpreendido, mas surpreende quem está à sua volta, procurando novos desafios ou canalizando as suas energias para outros projectos sem qualquer fenómeno externo que o impulsione. Saber se o passo que está a dar se revelará maior que a perna ou se representa uma real ascensão na carreira só poderá perceber-se mais tarde. Para José Caetano da Silva O gestor “deve ter o bom senso de lidar com a segurança e perceber que não há projectos para a vida”.






 
   
After ERP and CRM, it is my pleasure to propose a ...José Caetano da Silva
 
© Talent Search 2024